O Brasil vive um tempo assustador. A violência domina as cidades, com altos índices. Educação de qualidade é algo distante numa terra onde a mediocridade é exaltada. O consumismo domina a sociedade e corrompe a família e os valores humanos. Cidadãos acham política um assunto menor. A corrupção é generalizada e há escassez de seriedade.
Diante de todo este quadro, muito longe de incentivador, faz-se necessária uma ampla reforma política. Acima de tudo, defendo a mudança de perspectiva na condução do partidarismo. Os partidos devem ser re-fundados levando em consideração os aspectos ideológicos. É imprescindível o estabelecimento de planos para o país, projetos de nação e ação. Assim, a identidade partidária poderá ser consolidada e os políticos (que precisam ser renovados) levados a serio.
Só a partir deste processo de modificação na estrutura política brasileira será possível resolvermos outras questões. E dentre todas, priorizo a educação. Porém, é difícil que algo caminhe sem pressão da sociedade. Façamos nossa parte. Debatamos e pressionemos.
Obs.: Em textos futuros, pretendo opinar sobre outros aspectos da reforma política, como voto distrital, sistema de listas, financiamento público de campanhas e afins.
2 comentários:
Cidadãos brasileiros com posição politica sólida não é utopia, é uma possível realidade.Só uma reforma política pra começar essa revolução.
Chega de teorizar! Temos que agir!
Mas não vocês, ainda não estão prontos, desculpem-me.
Amo vocês.
Postar um comentário